quinta-feira, 19 de junho de 2014

projeto identidade

A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Para ajudar as crianças nesse processo, faz-se necessário criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrado, necessidades, preferências e vontades. Visando possibilitar à criança a aquisição do conhecimento de si mesma e do mundo que a rodeia, ajudando-a na construção plena de sua identidade.  

Para a realização das atividades, foi solicitado aos alguns materiais:
* 2 fotos da criança (sozinha e atuais);
* 1 foto da família;
* 1 foto da criança quando era bebê;
* 1 caixa de sapato (com tampa e encapada);
* cópia da certidão de nascimento;
* cópia da carteira de vacinação (apenas a parte da vacinação);
* 1 brinquedo que caiba na dentro da caixa de sapato;
* 1 objeto que a criança goste muito e que caiba na caixa de sapato (chupeta, paninho, ursinho, etc).

PROJETO IDENTIDADE - ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 - "NOSSA TURMA"

Material: foto atual das crianças e cartolina.
Objetivo: reconhecer a própria imagem, estimular a socialização.
Desenvolvimento: colocar as crianças em roda e, no meio da roda, distribuir as fotos. Pedir para cada criança, identificar e pedir para que cada uma pegue a sua foto. Quando cada criança estiver com a sua foto, montar um painel na cartolina, com o título "Nossa Turma".

ATIVIDADE 2 - "CAIXA DA IDENTIDADE"

Material: caixa de sapato, xerox da foto atual da criança.
Objetivo: desenvolver o autoconhecimento, promover a imaginação, brincar com a própria imagem.
Desenvolvimento: reunir as crianças em círculo e entregar a cada uma sua caixa, sem os objetos, apenas com a xerox da foto atual colada dentro. Primeiro pedir a elas que apenas segurem e comentar as diferenças entre as caixas. Dizer que dentro da caixa tem algo muito especial. Ao abri-las encontrarão as suas imagens na foto. A partir desse momento, entregar os objetos para que elas guardem dentro da caixa. A caixa é algo muito importante, pois irá guardar, um pouquinho da história de cada uma.

ATIVIDADE 3 - "CADÊ A MINHA FOTO?"

Material: fotos das crianças utilizadas no painel "nossa turma".
Objetivo: reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
Desenvolvimento: retirar as fotos do painel e esconder pela sala, previamente. Quando as crianças entrarem na sala, perguntar: "Onde estão as fotos do painel?",  "Alguém viu?", "Vamos procurar?". Procurar as fotos pela sala com as crianças. Após encontrarem, falar sobre as semelhanças e diferenças de cada um, ressaltando que cada um tem um jeito de ser (altura, peso, cor de cabelo) mas, ninguém é melhor ou pior por causa disto, são apenas características e devemos respeitar as diferenças de cada um. Depois colocar as fotos novamente no painel.

ATIVIDADE 4 - "EU ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM..."

Material: fotos das crianças (bebê e atual), uma caixa.
Objetivo: fortalecer a identidade das crianças, estimular a linguagem oral.
Desenvolvimento: dentro da caixa, colocar todas as fotos das crianças de quando eram bebês. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir as crianças em roda. No centro da roda, colocar a caixa. Chamar um por um e pedir que retire uma foto da caixa e entregue a professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se sabem quem é, se demorarem a perceber de quem se trata, a professora irá mostrar a foto atual para que eles falem o nome. Indagar a respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos.

ATIVIDADE 5 - "NOSSOS COMBINADOS"

Material: papel kraft e fotos atuais das crianças.
Objetivo: favorecer a convivência, incutir regras e limites.
Desenvolvimento: iniciar uma roda de conversa a respeito de como é bom respeitar os outros, do que pode e do que não pode ser feito em sala de aula. Montar um painel com os combinados, utilizando as fotos das crianças para deixar em exposição na sala.

ATIVIDADE 6 - "COISAS DA CAIXA"

Material: caixa da identidade, fotos da criança em família, folha de sulfite, giz de cera ou lápis de cor.
Objetivo: explorar as relações inter e intrapessoais, estimular a linguagem oral.
Desenvolvimento: entregar a caixa da identidade a cada criança e pedir que cada uma pegue sua foto com a família e fale sobre ela. Distribuir as folhas de sulfite, giz de cera ou lápis de cor e pedir para que cada uma faça um belo desenho representando sua família.

ATIVIDADE 7 - "HISTÓRIA DO MEU NOME"

Material: uma caixa, fichas com o nome de cada criança, atividade xerocada com o nome de cada criança para colorir, lápis de cor.
Objetivo: promover a socialização, explorar a importância do nome, favorecer a identidade, explorar a letra inicial do nome.
Desenvolvimento: enviar, anteriormente aos pais, perguntas a respeito da escolha do nome da criança e o seu significado. Com os questionários em mãos, socializar com os alunos o significado de cada nome, numa roda de conversa. Após a socialização, espalhar as fichas com os nomes das crianças no chão (a letra inicial do nome deve estar em destaque). A professora deverá colocar ou cantar uma música e pedir que as crianças andem em volta dos nomes, ao parar a música, cada um deverá pegar a ficha com o seu respectivo nome. Isso poderá ser repetido várias vezes. Quando cada um estiver com a sua ficha, falar sobre a letra inicial do nome de cada um. Ao final da atividade, entregar as atividades com o nome xerocado e pedir que as crianças pintem o nome e, abaixo façam a escrita do próprio nome.

ATIVIDADE 8 - "MEU PESO E MINHA ALTURA"

Material: balança para pesar, fita métrica, papel kraft ou cartolina e caneta hidrocor.
Objetivo: construir a imagem do próprio corpo, fortalecer a identidade, trabalhar conceitos matemáticos: massa e medida.
Desenvolvimento: iniciar a atividade explicando para as crianças, a importância de saber o peso e a altura de uma pessoa. Após a conversa, medir e pesar cada criança. Com os números em mãos, construir um painel no papel kraft ou cartolina, com o nome e o peso de cada uma. Terminado o painel, comparar o peso e a altura dos alunos. O painel deverá ficar exposto na sala.

ATIVIDADE 9 - "MINHAS PREFERÊNCIAS"

Material: folha de sulfite e lápis de cor.
Objetivo: favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças.
Desenvolvimento: roda de conversa sobre as preferências de cada um. Falar que cada pessoa é de um jeito e tem os seus gostos e preferências e, que devemos respeitar cada um de seu jeito. entregar as folhas de sulfite e explicar que gostaria de saber do que eles mais gostam: fruta preferida, filme que mais gostam, onde gostam de passear. Pedir que desenhem a resposta no lugar indicado. A professora focará encarregada de escrever as preferências.

ATIVIDADE 10 - "O QUE É IMPORTANTE PRA MIM"

Material: caixa da identidade, folha de sulfite, lápis de cor ou giz d cera.
Objetivo: favorecer o autoconhecimento, fortalecer a identidade.
Desenvolvimento: em roda, cada criança apresenta o seu objeto, falando do carinho que tem por ele e a segurança que o mesmo trás. 
Cada criança fará o desenho do seu objeto preferido.

ATIVIDADE 11 - "MINHAS MARCAS, MINHAS PEGADAS"

Material: folha de sulfite, rolinho para pintura ou pincel e tinta guache.
Objetivo: construir a imagem do próprio corpo e fortalecer a identidade.
Desenvolvimento: reunir os alunos e explicar que cada pessoa é única e, portanto, cada um tem sua identidade, seu corpo e suas digitais (dar alguns exemplos de situações onde as digitais são usadas e para que servem). Falar, que agora cada um fará a sua "identidade", a sua "marca". Na folha de sulfite, fazer a impressão das mãos e dos pés.

ATIVIDADE 12 - "BAILE À FANTASIA"

Material: espelho de corpo inteiro, aparelho de som, cds de músicas animadas, tecidos fantasias, maquiagem e máquina fotográfica.
Objetivo: favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.
Desenvolvimento: levar os alunos para a sala de vídeo. Deixar fantasias e tecidos à disposição delas. Começar a atividade avisando que haverá um grande baile à fantasia e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiarem. A professora fará a pintura no rosto de todas as crianças, (a fantasia poderá ser pedida aos pais). Quando todos estiverem prontos, colocar música para começar o baile. Depois de deixarem as crianças dançarem livremente, conduzir a atividade sugerindo que façam caretas em frente ao espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem, tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram e etc.
Tirar foto de cada criança e da turma toda.

*essa atividade será o fechamento do projeto*

CONCLUSÃO: ao fim do projeto, os alunos levarão para casa, a caixa da identidade e um pequeno livro contando a sua história contendo:

*cópia da certidão de nascimento;
*cópia da carteira de vacinação;
*história e significado do nome;
*desenho da fruta preferida;
*desenho do filme preferido;
*desenho do lugar que mais gosta de passear;
*foto da família;
*foto de quando era bebê;
*foto atual;
*impressão da mão;
*impressão do pé;
*peso;
*altura;
*foto do baile à fantasia.

******************************************************************************************************


Um comentário:

  1. Como posso entrar em contato com a autora deste blog, por favor? Tenho uma sugestão interessante. Por favor, entre em contato contato@brainly.com.br

    ResponderExcluir