quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

jogos para alfabetização

DESENHOS EM RIMA
Habilidades: percepção fonética/rima/desenho
Desenhe uma rima a qualquer hora para fortalecer a habilidade da criança em ouvir sons, conhecer suas posições e compreender a função deles nas palavras. As palavras que rimam são aquelas que têm o mesmo som final.
Dê a seu filho e/ou aluno papel para desenhar e giz de cera ou marcadores. Mostre à criança como fazer um desenho simples ligando palavras que rimam. Experimente frases como "pato no sapato", "sapo no guardanapo", "passarinho do vizinho", - uma rima por página.
Incentive a criança a criar mais desenhos em rima por conta própria.
Então, faça um livro de desenhos em rima.
Grampeie as páginas ou use um furador para fazer um furinho no canto superior esquerdo delas, amarrando-as com barbante, fita ou linha.
Leia o livro junto com a criança, dizendo em voz alta as rimas enquanto vai virando as páginas.

ENCHA O CESTO! 
Habilidades: percepção fonética/rima
Você pode se divertir muito em casa ou na rua com esse joguinho simples de rima. Diga uma frase deste tipo: "O cesto está cheio de bolo". Peça à criança que repita a frase, substituindo bolo por uma palavra que rima. por exemplo, ela pode dizer: "O cesto está cheio de rolo, miolo, tijolo...". Você e a criança revezam até nenhum dos dois ter mais idéias para uma palavra que rime. Jogue novamente, mudando o objeto do cesto. "O cesto está cheio de bolas, colas, argolas, camisolas...". Para variar, troque o cesto por outra coisas. Experimente as frases seguintes para começar;
O balde está cheio de meia, aveia, sereia.
A sacola está cheia de linhas, farinhas, latinhas, joaninhas.
O baú está cheio de bichinhos, gatinhos, chapeuzinhos.

(extraído do livro "Atividades Educacionais I" - aos poucos irei postando outras sugestões de atividades das demais disciplinas.)
 É um livro bem interessante com atividades práticas para serem usadas em sala de aula ou em casa pelos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário